SOUSA, Caroline Monteiro de2020-03-192020-03-192019-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3498Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade “Dr Francisco Maeda”. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.Por muito tempo, pessoas com transtornos mentais eram internados em hospitais psiquiátricos. A partir das novas definições e protocolos de atendimento estas pessoas passaram a receber um atendimento diferenciado que prevê acompanhamento de equipe multidisciplinar, tendo a enfermagem em sua composição. Assim, o enfermeiro passa a desempenhar o papel de educador no processo, acompanhando o paciente e a família. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a história da saúde mental e a atuação da enfermagem na educação em saúde à pessoa com transtornos mentais comuns.Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através da seleção e análise de materiais publicados em periódicos e artigos de internet para conhecer as implicações do atendimento do enfermeiro como educador nos casos de pessoas com transtornos mentais comuns. Foram selecionados artigos em site acadêmicos, cuja análise embasou a escrita do presente texto. Durante a pesquisa foi possível entender que é importante que o enfermeiro atue também como educador em saúde em relação à assistência ao paciente com transtornos mentais comuns. Através dos conhecimentos oferecidos pelo enfermeiro, o paciente com transtornos mentais comuns deixa de ser um indivíduo a ser institucionalizado e passa a ser aceito na sociedade como um cidadão com direitos e deveres o que é positivo para sua recuperaçãoSaúde mentalEnfermagemEducação em saúdeO ENFERMEIRO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ASSISTÊNCIA À TRANSTORNOS MENTAIS COMUNSBook