CALABREZI, Cássia Helena Barbosa de Sousa2018-04-192018-04-192013-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2571Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do titulo de Licenciatura em Ciências Biológicas.Neste trabalho são exploradas as diferentes faces de uma educação inclusiva, trazendo a discussão dos pontos que envolvem essa modalidade de ensino. O objetivo é discorrer esse assunto sob uma ampla visão do tema, com foco nas implicações sobre a formação do professor na inclusão educacional de pessoas com necessidades especiais, as dificuldades enfrentadas por esses profissionais, e a crença em uma educação que abrange em uma proporção que atenda a todos sem distinção. Uma pesquisa foi realizada com intuito de identificar a preparação dos professores diante desse contexto inclusivo, e a formação dos futuros professores, acadêmicos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Ituverava. A análise feita a partir de questionários destinados aos docentes atuantes e, aos discentes dos cursos de licenciatura, mostra o despreparo dos professores quando o assunto é educar Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE). A maioria acredita nesse processo, e acham correta a inclusão, mas se dizem não estar preparados para exercer essa função com êxito. Os acadêmicos são mais otimistas ao assunto, a maioria afirma que esse assunto é abordado no curso. Essa classe peculiar, mas não menos importante, está a espera de uma educação que atenda suas necessidades, e exalte suas habilidades, deixando aflorar a diversidade em salas de aula do ensino regular. E, para que os olhares de nossos alunos contemplem essa conquista, serão necessárias mudanças nos cursos formadores de educadores, e uma prática de formação continuada para nossos atuais professores.DeficiênciaNecessidades EspeciaisInclusãoDiversidadeA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATITUDES QUE MUDAM OLHARES