PEREIRA, Lais Catroqui2023-01-102023-01-102020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3816Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Fundação Educacional de Ituverava, como parte do requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.Os alunos demonstram maior motivação quando neles é despertada a vontade de aprender. Essa vontade resulta da motivação que o professor é capaz de transmitir e/ou despertar durante a aula. Sendo a motivação compreendida como um dos processos responsáveis pela intensidade e persistência do esforço de uma pessoa, investido na realização de uma tarefa para conseguir atingir determinada meta, ou ainda, um impulso interno dos indivíduos, o objetivo deste estudo foi verificar as implicações dessa motivação na aprendizagem dos alunos. Desse modo, foi observável a influência da afetividade no aprendizado, onde as teorias trazidas por Wallon proporcionam uma visão acerca do tema que se distancia da educação pautada por modelos estáticos, convergindo para uma investigação onde a pedagogia e a psicologia se subsidiam mutuamente. Para atingir os objetivos foi efetivada uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Wallon, Antunes, Zaro, Freire e outros. Notadamente na Educação Infantil, a afetividade se apresenta como componente decisivo, e, por isso, se torna de necessário conhecimento por parte dos profissionais relacionados aos seus processos. A qualidade das relações afetivas tem relação direta com o êxito no processo de ensino.MotivaçãoEducaçãoAprendizagemAfetividadeMOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMBook