SOUSA, Rafaela Monteiro de2023-01-102023-01-102020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3831Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.A profissão de professor atualmente é muito exigente, além de atuar em sala de aula, por longos períodos, às vezes em mais de uma escola, o professor tem que organizar o trabalho burocrático, se relacionar com os colegas, com os pais dos alunos entre outras tarefas desgastantes . Nesse cenário desgastante, a Síndrome de Burnout é um transtorno psíquico causado por extremo esgotamento que atinge professores e demais profissionais que atuam com o público. Assim, a pesquisa tem como objetivo apresentar informações sobre a Síndrome de Burnout e como ela está cada vez mais crescendo na comunidade de professores, e também analisar as condições de trabalho dos professores e como podem afetar a saúde mental desses profissionais refletindo na educação do país. , e especificamente examinar as condições dos ambientes de trabalho em que atuam os professores das redes pública e privada e verificar como os profissionais da área da educação são tratados pelos seus superiores e pelo sistema de ensino atualmente inserido. Além de estudar como estão as condições psicológicas e mentais dos professores que atuam em sala de aula e dos professores que atuam em cargos de direção escolar. Para atingir os objetivos, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que subsidiou a parte teórica e, posteriormente, foi realizada uma entrevista com professores que atuam em uma escola pública. Durante a pesquisa foi possível compreender que os professores, devido às suas atuais condições de trabalho, estão expostos à Síndrome de Burnout.Síndrome de BurnoutProfessorDesordem psíquicaSÍNDROME DE BURNOUT: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORESBook