GABRIEL, Jucelina Oliveira2015-05-222015-05-222012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/240Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção de licenciatura em Pedagogia.Este estudo tem por objetivo analisar o papel da afetividade na Educação Infantil, descrevendo sua importância no desenvolvimento da criança, no contexto social, afetivo e cognitivo. A análise se fundamenta nas ideias de pensadores como Vygotsky, Piaget, Wallon, entre outros, que tomaram como preocupação especial a relação da afetividade na aprendizagem. Por meio de uma análise da relação entre a afetividade e o processo de aprendizagem, verifica-se que a sua relação está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno. As várias abordagens conferem à afetividade um valor imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise qualitativa dos dados coletados por questionário aplicado a seis docentes da Educação Infantil. Por meio da pesquisa de campo constatou-se que as docentes demonstram conhecimento acerca da necessidade de interação entre aluno e educador, pois é a partir da interação entre professor e aluno, com afinidades ou afetividade em ambas as partes, que se estabelece o desenvolvimento integrado e global do educando.otherAfetividadeEducação InfantilAprendizagemInteraçãoA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTILBook