BRANDO, Olinalva Maria de Sousa Costa2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4540Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.A Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.ptConscientização. Documentos Oficiais. Reflexão. BNCC.A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLARBook