TAVARES, Daniela de Carvalho Zeferino2016-12-272016-12-272016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1652Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho tem por finalidade mostrar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, enfatizando o perfil de um dos principais protagonistas, que é o professor. O estudo possui natureza qualitativa, caráter descritivo exploratório e teve como procedimentos uma pesquisa de campo realizada com docentes da EJA, por meio de observação e questionário,sendo possível entender um pouco mais sobre o perfil das pessoas envolvidas nesse segmento da educação. Compreende-se que a educação de jovens e adultos é de extrema importância, sendo necessário e fundamental para transformar a realidade social das pessoas que não conseguiram estudar na época adequada. Entender o perfil do profissional da EJA pode contribuir para melhorar ainda mais este tipo de ensino, facilitando a inserção dos alunos nos aspectos sociais de leitura e escrita. Apesar das mudanças verificadas, a EJA ainda permanece à margem das políticas públicas educacionais, assim como carece de diretrizes que garantam uma formação adequada de seus profissionais. Este trabalho teve como referencia teórico autores como Paulo Freire(2001), Gadotti(2008), Romão(2001), entre outros, além de artigos, teses e dissertações que tratam da temática estudada.EducaçãoHistóriaProfessorEJA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS E SUA IMPORTÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIAOther