AMIN, Kátia Marins2015-05-272015-05-272012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/272Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Licenciatura Plena em Letras, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Fundação Educacional de Ituverava.Considerando um expressivo número de jovens e adolescentes que apresentam dificuldades na leitura, escrita e compreensão de textos, o que é detectado pelas respostas vagas, inconsistentes, sem coerência e coesão, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a relevância do letramento como prática diferenciada na alfabetização e em seus seguimentos. De acordo com o embasamento teórico deste trabalho, a alfabetização e o letramento são processos distintos, porém, complementares. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de nove anos e os resultados foram satisfatórios. Chegou-se à conclusão de que o professor deve continuar com as práticas diferenciadas para que as aulas despertem o interesse dos alunos.otherAlfabetizaçãoLetramentoGênero textuaisALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TRABALHANDO COM OS GÊNEROSBook