PAULA, Marília Aparecida de2015-04-302015-04-302013-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/165Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Bacharel em AdministraçãoMuitas são hoje as empresas do setor calçadista, tendo em vista uma pluralidade de instituições, colocando em primeiro lugar a competição pelo mercado que há tempos tornou-se ainda mais acirrada, exigindo muito cuidado, não só com o atendimento ao cliente, como também pela qualidade dos produtos a serem oferecidos. A diferenciação é o ponto principal para um mercado voltado para o comércio. E é neste contexto que analisaremos as variáveis de Marketing e também feito uma análise comparativa das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das microempresas de calçados de Ituverava/SP. Para a realização deste artigo, fez-se um levantamento bibliográfico a respeito do assunto, posteriormente, uma entrevista com os proprietários de três empresas e posteriormente uma análise do mesmo. Os dados analisados mostram que cada empresa pode focar em algum fator diferente, assim todas podem estar presente no mercado.otherCompetitividadeMercado calçadistaConcorrênciaQualidadeCOMPETITIVIDADE NAS MICROEMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA DE ITUVERAVABook