PEREIRA, Cristiane Ferreira Rodrigues2023-08-302023-08-302015FFCL -EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4321Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em PedagogiaA formação docente vem adquirindo espaço no âmbito educacional de modo que algumas políticas públicas forma pensadas e elaboradas para atender essa demanda. Porém é necessário que haja investimentos tanto na formação inicial quanto continuada de maneira que os docentes sejam favorecidos, respeitados e valorizados pela função que exercem. Estudar a formação docente na educação básica instiga a pensar na formação dos docentes que lidam com crianças de 4 a 17 anos, e isso de certa forma reflete sobre os conhecimentos necessários e adjacentes que os professores necessitam ter para desempenhar suas funções identificando avanços e desafios. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar a formação de educadores da Educação Básica bem como suas inferências para os processos de ensino aprendizagem. Os dados foram coletados no site Scielo por meio de descritores: formação professores, educação básica, aprendizagem. A busca preliminar resultou em quinze artigos, e após análise dos resumos selecionou-se oito artigos que foram lidos na íntegra, analisados e atrelados ao referencial teórico sobre o tema. Os resultados concluíram que a formação docente contribui significativamente de maneira que viabiliza a reflexão, e a (re) elaboração sobre as práticas pedagógicasFormação de ProfessoresEducação BásicaAprendizagemFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: algumas consideraçõesBook