DAUR, Vânia Jacovassi2018-06-142018-06-142018-06https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2757Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciatura em Letras.A aprendizagem é fundamental para formar cidadãos atuante na sociedade, considerando uma situação de grande importância na vida do aluno, pois envolve o indivíduo, seu contexto social, sua história de vida e o ambiente escolar em que está inserido. O saber e aprendizagem da escrita é uma ferramenta muito importante para que o aluno se interaja dentro do que lhe for proposto pela sociedade; por isso aprender corretamente a língua portuguesa é imprescindível. Nesse contexto, o presente estudo busca responder os seguintes problemas tais como, quais são os principais fatores que provocam a dificuldade da aprendizagem tomando como características principais as dificuldades da língua portuguesa, Para tanto, fez-se no presente trabalho um estudo bibliográfico embasado em autores, buscando as principais aspectos e fundamentos de cada um. Com os dados teóricos confrontados, foi possível concluir ainda que as possíveis alternativas para amenizar o problema envolvem não só os especialistas, mas também a família e os componentes do ambiente escolar.AprendizagemAmbiente escolarDificuldadesAlternativasOS PRINCIPAIS ASPECTOS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA