BORGES, Talita De Almeida Borges2022-11-092022-11-092021-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3702Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A deficiência Intelectual é um transtorno de desenvolvimento que afeta o nível cognitivo e as habilidades sociais, assim o indivíduo deficiente apresenta um desenvolvimento abaixo do que se espera pela sua idade cronológica. Os indivíduos com D I foram excluídos e tolhidos de seus direitos em muitas culturas, no entanto atualmente existe uma legislação que define direitos iguais para todos os cidadãos, independentemente de suas características físicas e de suas diferenças individuais. A educação em salas de aula comum é um dos direitos ao qual o indivíduo com D I deve ter acesso. Portanto a pesquisa teve como objetivo analisar e verificar o processo de aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos com deficiência intelectual, além de fazer uma reflexão teórica a respeito do desenvolvimento das crianças com deficiência Intelectual, a importância da intervenção intencional do educador no processo de aprendizagem para promover o desenvolvimento do aluno com DI (deficiência Intelectual). Trata-se de um estudo bibliográfico que analisa materiais disponibilizados sobre o tema. Durante a pesquisa foi possível entender que é importante que se desenvolvam estratégias diferenciadas que promovam a alfabetização e o letramento do aluno com DI.Deficiência IntelectualAlfabetização e LetramentoEstratégias de EnsinoO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALBook