BATISTON, BATISTON, Jéssica Monique Rocha2015-06-012015-06-012012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/379Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Matemática.A metodologia da resolução de situações problemas pode ser considerada de grande importância porque dinamiza o ensino da matemática e propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução, fazendo com que o educando monte estratégias e raciocínios lógicos. O objetivo deste artigo é pesquisar a aplicabilidade dessa metodologia nas aulas de matemática e o principal motivo pelo qual o professor ainda encontra muitas dificuldades em trabalhá-la em suas aulas. Apresentam-se também, por meio de amostragem não probabilística por conveniência, os resultados de entrevistas realizadas com dez professores da área que atuam em escolas públicas e particulares do município de Orlândia – SP. Conclui-se que embora muitos professores reconheçam a importância da tal metodologia, a maioria acaba por propor apenas o que está no livro didático, o que gera, muitas vezes, insatisfação do educando, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas e acaba por não levar em conta as etapas de resolução.otherMetodologiaProblemasResoluçãoEstratégiasO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASBook