ANDREO, Janine Oliveira2023-08-302023-08-302021FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4342Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O processo de alfabetização tem início antes da escolarização, a criança tem contato com a escrita desde que nasce, a sociedade é letrada e o contato com a escrita acontece muito cedo, mas o mecanismo da leitura e da escrita deve ser sistematizado para que o aluno seja alfabetizado. Antes de assimilar esses mecanismos e se alfabetizar, a criança precisa adquirir competência e habilidades para avançar em suas hipóteses e chegar à forma convencional da escrita. Uma dessas habilidades é a consciência fonológica, essa habilidade é necessária para que a criança compreenda que a escrita representa a fala e que os fonemas podem ser representados pela escrita formando palavras. Assim, a pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância de desenvolver a consciência fonológica do aluno no último ano da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão da literatura, com a seleção e análise de livros e artigos para que fosse possível compreender a importância da consciência fonológica para a alfabetização, bem como munir-se de aporte teórico para desenvolver atividades que proporcionem o desenvolvimento dessa habilidadeConsciência fonológicaAlfabetizaçãoEducação InfantilA IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTILBook