Carvalho, Taís Cândido de2015-12-082015-12-082015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1219Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A pesquisa tem por objetivo identificar a relevância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança de educação infantil no decorrer do processo de ensino e aprendizagem e analisar a importância da mediação do professor na utilização dos jogos e brincadeiras como instrumento pedagógico em sala de aula. A pesquisa busca proporcionar reflexões sobre a importância e contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, social, intelectual e cultural, para professores de educação infantil. Realizou-se a pesquisa de campo, utilizando metodologia de cunho qualitativo, através da aplicação de questionários para professores que atuam na educação infantil. Após a análise dos dados coletados obteve-se resultados satisfatórios, que por meio deste concluiu-se a crucial importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem, as contribuições para o desenvolvimento integral da criança e a relevância do papel de mediador que o professor deve exercer mediante as atividades lúdicasotherJogos e brincadeirasEducação infantilMediaçãoA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTILOther