FIOCO, Jovana Márcia Albino2016-12-272016-12-272016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1657Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia .A formação de professores tem sido um assunto muito discutido ultimamente. Mudanças voltadas para melhor desenvolver e capacitar o professor, na formação inicial e continuada, vêm sendo feitas para beneficiar professores e alunos. A presente pesquisa busca entender em que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação dos licenciandos do curso de Licenciatura em Pedagogia da FFCL em Ituverava. Apontando alguns aspectos sobre os processos ocorridos durante a formação do professor. Além disso, buscar contribuir para o entendimento de como o desenvolvimento do PIBID tem contribuído para a formação do professor, pretende-se com o presente trabalho, instigar a reflexão sobre o processo de formação do professor, como as mudanças ocorridas ao longo do tempo que incidem nos anos atuais. O presente trabalho baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e em uma pesquisa de campo a partir de uma abordagem qualitativa aplicada a professoras supervisoras do Subprojeto PIBID de Pedagogia. O resultado obtido foi que o programa PIBID é de extrema importância para os bolsistas, por propiciar elementos práticos que faltam aos licenciandos, relacionando teoria com prática, ensinar e aprender, proporcionando o que o profissional docente necessita que é da teoria, das oportunidades da prática, estudos, criação de estratégias de aprendizados e busca de soluções.Formação de professoresPIBIDIniciação à docênciaCONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOROther