PAVANI, Eduarda Lopes2022-12-212022-12-212020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3802Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia, junto á Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCL.Esse estudo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo apresentar as peculiaridades que envolvem a depressão infantil, a fim de refletir como os pais e a escola podem trabalhar em conjunto para amparar as vítimas desse transtorno, podendo identificar os sintomas precocemente e fornecer todo suporte necessário. Inicialmente, apresenta-se a definição do termo depressão para melhor entendimento, seguido de sua condição relacionada ás crianças que vem atingindo grandes proporções. Diante da proporção atingida, observam-se os impactos causados na vida do indivíduo como desânimo, dificuldades na escola, isolamento social, sintomas que precisam ser observados tanto pela família quanto pela escola. É nesse momento que ambos podem ter papel crucial na vida dessa criança, formalizando um trabalho coletivo baseado em estratégias para oferecer amparo e proteção, para que assim seja oferecido todo suporte necessário para que a depressão não vença.Depressão InfantilFamíliaEscolaDEPRESSÃO INFANTIL: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO ENFRENTAMENTO DESSE TRANSTORNOBook