SANTOS, Angélica Ribeiro dos2024-06-142024-06-142023-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/hdl-c0002-s01/4519Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Fundação Educacional de Ituverava, como parte do requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.A inteligência emocional, até a pouco tempo, não era sequer considerada como uma competência a ser trabalhada na escola, mas com as mudanças sociais que vêm acontecendo, a escola se viu na necessidade de tralhar a área. A inteligência emocional é a capacidade de compreender seus sentimentos e também os dos outros e saber agir respeitando o outro de maneira controlada. De maneira geral, os adultos têm dificuldades em administrar seus próprios sentimentos e, devido a essa dificuldade não conseguem passar esses conhecimentos para as crianças. Com essas constatações, a pesquisa teve como objetivo compreender a importância da educação emocional se iniciar na Educação infantil para que o indivíduo tenha qualidade de vida e saúde emocional na vida adulta. Para isso, foi efetivada uma pesquisa bibliográfica com a seleção de materiais publicados de autores como Alzina (2000), Goleman (1998), Goleman (2011), Rocha (2018), entre outros, e disponibilizados na integra que ofereceram subsídios para o presente texto acadêmico. Durante a pesquisa foi possível que a inteligência emocional é uma importante competência para o exercício da cidadania À inteligência emocional é crucial para o desenvolvimento do aluno, pois permite que ele compreenda e gerencie suas próprias emoções, além de entender as emoções dos outros. Isso facilita a comunicação eficaz, promove o respeito mútuo e ajuda a resolver conflitos de forma construtiva, aspectos fundamentais para o exercício da cidadania em uma sociedade diversa.ptInteligência emocional. Socialização. Educação InfantilA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTILBook