SILVA, Marislândia Santos da2023-01-102023-01-102020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3826Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância do coordenador pedagógico em unidades escolares de educação básica, bem como compreender a forma de atuar e os desafios cotidianos no desempenho da função. O estudo utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas de Educação Básica, ressaltando as reais atribuições inerentes à função desempenhada por estes profissionais. O referencial teórico utilizado é constituído por autores que dialogam intimamente com o tema proposto. Das reflexões realizadas sobre a atuação do coordenador pedagógico infere-se que este possui grande relevância na efetivação de um ensino de qualidade, pois é um pilar para o desenvolvimento coletivo e democrático, pautado no diálogo, acolhimento, liberdade e participação que converge para a reflexão da prática e sobre a prática.Coordenação pedagógicaEnsinoEducaçãoEscolaO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICABook