SANTOS, Lígia Maria de Sousa2015-04-282015-04-282014-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/116Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Este trabalho de conclusão de curso de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, apresenta estudos e reflexões relacionados à influência do estado emocional da criança em sua aprendizagem, principalmente na educação infantil e tem como objetivo abordar a importância do afeto na relação entre aluno-professor, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. Vários autores asseveram que as experiências vivenciadas com outras pessoas é que irão marcar e atribuir aos objetos um sentido afetivo, determinando, dessa forma, a qualidade do objeto internalizado. Nesse sentido, pode-se dizer que, no processo de internalização, estão envolvidos não só os aspectos cognitivos, mas também os afetivos. Com relação ao processo ensino-aprendizagem é fato que quando a relação aluno-professor se torna mais próxima e afetuosa a aprendizagem torna-se mais prazerosa e significativa. Autores como Almeida, Chalita, Cunha, Dantas, Moraes, Piaget, Wallon e outros nos trazem reflexões pertinentes, que permitem pontuarmos a relação que o estado emocional do aluno tem com seu desenvolvimento cognitivo e a responsabilidade dos educadores em contribuir na formação da personalidade da criança. O trabalho ressalta, ainda, que o educador precisa saber lidar/agir com as diversas situações relacionadas ao emocional dos alunos para proceder de maneira consciente, atendendo a necessidade de cada um deles. Além disso, procurou-se conceituar afetividade e suas contribuições para a aquisição e internalização dos conhecimentos e, por fim, como os educadores e discentes podem utilizar desta relação afetuosa para conseguirem alcançar uma educação de qualidade através de pesquisa realizada com professores da educação infantil. Os resultados mostram que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.otherAfetividadeAprendizagemAlunoEducadorA INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTILOther