CANGUSSU, Mylla Christie Araújo Santana2022-11-092022-11-092021-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3699Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A dislexia é um transtorno de aprendizagem, no qual o indivíduo poderá apresentar problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. No tratamento da dislexia pode ser necessário o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar, constituída por fonoaudiólogos, psicopedagogos e neurologistas. Outro profissional importante, que deve ser envolvido no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno disléxico é o professor. A presente pesquisa tem como objetivo principal discutir a dislexia e o processo de alfabetização das crianças disléxicas, e qual o papel a ser desempenhado pelo professor para a alfabetização. O estudo buscou destacar as dificuldades enfrentadas pelo aluno disléxico na alfabetização, mostrando que estas dificuldades também são obstáculos e serem vencidos pelo docente, que deverá utilizar metodologias diversas a fim de conseguir levar o aluno a ter um melhor aprendizado. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e outros documentos. Também se realizou uma revisão de literatura para composição da análise de estudos de casos realizados sobre o tema.DislexiaAlfabetizaçãoProfessorMetodologiasALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DISLEXIA: O PAPEL DO PROFESSOR NESSA PRÁTICA DE ENSINOBook