FELIPE, Aline Lopes2015-12-072015-12-072015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1200Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.Este trabalho versa sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, no qual se enfatiza a rica contribuição no campo educacional dos teóricos: Henry Wallon e Lev Vygotsky, entre outros, ressaltando que o meio social atua de forma determinante na construção do conhecimento, assim como os fatores biológicos. Através desta pesquisa, traçou-se um breve histórico da afetividade nas práticas pedagógicas, pontuando a evolução do entendimento da sua importância na mediação do conhecimento. Os estudos sobre o tema evidenciaram a relevância assumidamente marcada que as relações de afeto possuem no decorrer do processo, e sua contribuição positiva. Abordou-se também a importância do outro na construção do conhecimento baseado nas teorias de Wallon e Vygotsky, mostrando a afetividade como ferramenta facilitadora do processo. A metodologia se baseia em uma pesquisa bibliográfica em que a fundamentação teórica se apoia em autores que estudam o tema, voltando-se principalmente no diálogo entre as ideias de Henry Wallon e Lev Vygotsky. Verificou-se que a relação de afeto é de alta relevância no processo de ensino e aprendizagem, confirmando a necessidade de se constituir vínculos afetivos entre professor e alunos.otherAfetividadeWallonVygotskyProcesso de ensino-aprendizagemA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE WALLON E VYGOTSKYOther