SOARES, Gledes Gasparina Cândida Silva2018-05-232018-05-232017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2742Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), da Fundação Educacional de Ituverava como requisito para obtenção do grau de Pedagogia.O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivos principais discutir a importância da afetividade na educação infantil, verificar se os professores conhecem as teorias do afeto e se utilizam nas suas metodologias de ensino, com seus alunos. Para isso, foram feitas entrevistas com professoras de algumas creches da cidade de Igarapava, estado de São Paulo e, a partir dessas entrevistas, realizou-se uma análise qualitativa dos dados. Esta pesquisa coloca em foco uma questão muito discutida no âmbito da pedagogia: qual a relação que se estabelece entre o educador e a criança e como a afetividade influencia o modo como essa relação acontece? Além disso, qual seria o papel dos pais nesse cenário e como os laços entre a criança, a escola e a família vão ajudar no desenvolvimento infantil? Sabe-se que as crianças são essencialmente sensíveis e que o modo como elas interagem com o mundo a sua volta é determinante para o seu processo de desenvolvimento. Sendo assim, ter um bom relacionamento entre professor e aluno, com afeto, atenção, respeito e compreensão é o primeiro passo para o exercício da função de professor da educação infantil. É importante que os educadores promovam atividades que proporcionem a integração de seus alunos com a sociedade e com o ambiente escolar, situações em que eles possam se expressar e que se sintam importantes. Além disso, a família é o primeiro lugar onde os alunos devem encontrar afeto e aprender valores sociais e educativos, pois a escola é uma complementação dessa educação, assim, escola, família e sociedade devem estar em diálogo constante para que as crianças tenham um desenvolvimento pleno e completo.AfetividadePráticas pedagógicasEducação infantilEscola e famíliaA IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL