SILVA, Flávia Aparecida da2023-08-302023-08-302018FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4336Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava FFCL/FE, como requisito para conclusão do curso de graduação em Pedagogia.O presente trabalho visa analisar a importância do brincar na educação infantil. Tem como objetivo, identificar como a criança descobre o mundo no espaço escolar através das brincadeiras, exercitando a imaginação, desenvolvendo sua personalidade e suas habilidades; compreender como a participação nas atividades lúdicas, ajuda no despertar da autonomia da criança, no desenvolvimento de seu emocional e amplia os horizontes infantis. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Acredita-se que esse estudo mostrou que a imaginação, a criatividade, a fantasia, o desenvolvimento motor, a interação social, a produção de cultura, o aprendizado de regras, etc. são algumas das possibilidades que a brincadeira oferece, comprovando a real importância dessa prática, a escolha do tema se deu ao fato da pesquisadora já trabalhar em uma instituição de educação infantil em que acredita que brincar é a melhor maneira de se ensinar conteúdos pedagógicos e também a melhor maneira do aluno aprender de uma forma divertida e desenvolver todas as suas capacidades, como método utilizou-se de pesquisa bibliográfica referente aos principais teóricos em relação ao brincar na educação infantil e uma pesquisa de campo em que foi observado em uma instituição de educação infantil as praticas utilizadas pelas professoras no desenvolvimento infantil através de observação e pesquisa realizada com as professoras foi possível considerar que brincar também é uma forma de aprender.DesenvolvimentoBrincarEducação InfantilA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILBook