ARAÚJO, Maria Eduarda de2023-01-102023-01-102020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3822Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.A utilização de recursos didáticos- pedagógicos pelos pedagogos em suas práticas pedagógicas, é de grande relevância no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes recursos utilizados de forma adequada, tem potencial de tornar-se instrumentos facilitadores capazes de estimular e enriquecer a vivência dos pedagogos e das crianças. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer a atuação do pedagogo no CAPS I e os recursos pedagógico-didáticos utilizados nas oficinas. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa utilizando-se de meios bibliográficos para construção do corpus teórico, incluindo legislações e autores que abordam a temática, evidenciando o contexto de criação do CAPS I objeto da área de estudo , e os serviços que este presta à comunidade, conhecer os principais desafios da função do pedagogo, além de compreender como ocorre o processo de aprendizagem significativa, e como os recursos pedagógico-didáticos podem contribuir nas oficinas do CAPS. A referente pesquisa trata-se de um estudo de caso, que utilizou da pesquisa de campo, por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e pedagoga da instituição, a fim de investigar suas visões sobre a temática, também foram utilizados durante a pesquisa registros fotográficos com o propósito de ilustrar os recursos didáticos- pedagógicos disponíveis para suceder-se o trabalho pedagógico.Centro de Atenção PsicossocialAtuações do pedagogoRecursos didáticos-pedagógicosAprendizagem SignificativaATUAÇÃO DO PEDAGOGO E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICO- DIDÁTICOS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: ANÁLISE NO MUNICÍPIO DE GUARÁ-SP.Book