VASCONSELLOS, Rodrigo Marquiori2019-04-012019-04-012018-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3095Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências de Letras da Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.Atualmente, o estudo da Classificação Biológica dos Seres Vivos é realizado por meio da Sistemática Filogenética, e, a partir disso, esse método objetivo tende a organizar o conhecimento da evolução das características morfológicas, ecológicas, comportamentais e moleculares dos grupos, a partir das reconstruções históricas de parentesco entre os seres, que busca a origem única dos mesmos ao estabelecer conceitos, como os grupos monofiléticos, na definição dos agrupamentos taxonômicos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a construção do conhecimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, acerca da Classificação Filogenética de Tetrápodes, por meio das aulas ministradas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia, em 2017. Assim, ao se analisar os conhecimentos prévios dos alunos em Zoologia através do questionário e um cladograma “pré-teste”, e, posteriormente, a aplicação do método filogenético nas aulas, conciliado ao uso de recursos tecnológicos audiovisuais, ao exame de alguns vertebrados fixados em formalina 10% e conservados em etanol 70%, além do uso de algumas peças ósseas, os resultados indicaram que houve um aumento significativo no número de acertos no questionário e no cladograma “pós-teste”, aplicado após a realização das atividades pedagógicas. Portanto, conclui-se que o enfoque na Sistemática Filogenética e, especialmente, a utilização de recursos audiovisuais e o material biológico dos grupos estudados, contribuíram para o aumento do conhecimento adquirido dos alunos em Zoologia.PIBIDConhecimento.Classificação BiológicaAulaEducação BásicaA ABORDAGEM DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS DO ENSINO MÉDIO