CHERUTTI, Lidiane Maria Guilherme2023-08-302023-08-302017FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4351Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.A proposta deste trabalho foi discutir a importância do hábito da leitura no desenvolvimento e na construção da criticidade infantil. A pesquisa foi conduzida com a finalidade de levar pais, professores e todos os envolvidos na educação a refletirem sobre a necessidade de despertar o gosto pela leitura literária e o hábito de ler nas crianças da Educação Infantil e, a partir daí, buscar sua formação como cidadãos críticos, autônomos, construtivos e responsáveis. O caminho metodológico, de referencial bibliográfico, tem como embasamento a referência de autores conceituados e teorias voltadas à importância do hábito de ler no desenvolvimento da criança e na formação de sua autonomia e criticidade. Ressalta, ainda, a intervenção docente, por meio de práticas pedagógicas que garantam a conscientização sobre a importância do hábito de ler no desenvolvimento social e no processo de aprendizagem da criança.Hábito de lerIntervenção docenteAutonomiaCriticidadeA IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE INFANTILBook