NETO FREITAS, José Alves2015-06-012015-06-012012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/381Artigo apresentado à Fundação Educacional de Ituverava Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção de Licenciatura Plena em Matemática.Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o lúdico está presente nas aulas de Matemática do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, nas escolas da rede pública municipal de Ituverava-SP. Foi realizada por meio da pesquisa qualitativa. O ensino lúdico desperta a curiosidade nos alunos, incentiva desafios, desenvolve habilidades de raciocínio e a criatividade, promove a ampliação dos conhecimentos e possibilita diminuir bloqueios em relação à Matemática. Realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado em professores de Matemática, cujo universo foi uma amostragem por conveniência. A seguir confrontamos os dados obtidos na pesquisa de campo com os referenciais teóricos e concluímos que nas escolas municipais de Ituverava se utiliza o lúdico como ferramenta para construção de conhecimento. Porém, ainda está distante do ideal e de aproveitar toda a potencialidade que o lúdico oferece para o ensino da Matemática.otherEducaçãoMatemáticaLudicidadeJogosO LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO SEXTO AO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITUVERAVA- SPBook