COSTA, Vânia Cristina Lopes2015-05-252015-05-252012-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/259Trabalho de Conclusão apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção de titulo de Licenciatura em Pedagogia.A surdez no decorrer da história da educação dos surdos apresenta-se por variadas correntes metodológicas, que se diferenciam pelo “olhar” que a sociedade tem pelo surdo, a surdez como doença, como uma marca, como uma característica, definindo a peculiaridade da pessoa com surdez em sua condição a normalidade. Entre essas correntes, o Bilinguismo reconhece o surdo como um sujeito bilingue, bicultural, respeitando o direito de SER surdo. A pessoa com surdez enfrenta ainda hoje dificuldades de inserção na sociedade principalmente em função da comunicação. Nesse contexto, a Arte vem a contribuir de forma positiva e benéfica na vida da pessoa com surdez, sendo um conduto de expressividade, autoestima, comunicação e até mesmo de construção e firmação de sua identidade. Marcado por esteriótipo de incapacidade, o surdo encontra na Arte a oportunidade de transpor sua limitação, fazendo uso de seus outros sentidos, da expressão corporal, dos movimentos, que pela ausência da audição são mais aguçados e o possibilitam a sentir o mundo e participar ativamente de nossa sociedade.otherSurdezArteBenefíciosSURDEZ E ARTE: UMA RELAÇÃO QUE TRAZ BENEFÍCIOSBook