Barbosa, Caique Marquiori2020-01-152020-01-152019-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3296Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção de título em Bacharel em Engenharia de Produção.Este estudo visa avaliar as demandas ergonômicas dos atendentes que operam em central de tele atendimento, com utilização da metodologia ROSA e NR-17. O estudo de caso foi realizado em uma Empresa de Call center da cidade de Miguelópolis. A aplicação da metodologia permitiu identificar demandas prioritárias através das fases de apreciação e diagnóstico que possibilitaram a formulação de recomendações e diretrizes para introdução de melhorias a serem estudadas e detalhadas nas demais fases do método. Os estudos realizados também permitem identificar uma especial afinidade entre a metodologia utilizada e a NR, em que as mudanças podem ocorrer de forma gradativa, em função dos escassos recursos disponíveis, vislumbrando-se o atendimento, por ordem de importância, dos itens de demanda ergonômica. Por fim, estabeleceu-se uma proposta inicial de um modelo de implementação da metodologia no âmbito da instituição, através da integração multidisciplinar dos profissionais, haja visto que o espaço disponibiliza apenas auditoria semestral de técnicos de segurança e equipe de saúde, utilizando-se da estrutura já existente e, por consequência, sem custos adicionais.Avaliação ergonômicaEmpresa de Call CenterAVALIAÇÃO ERGONÔMICA EM UMA EMPRESA DE CALL CENTER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EFETIVIDADE DO TRABALHO ITUVERAVA 2019Book