SANTOS, Márcia Elias da Silva2015-05-042015-05-042013-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/194Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.Diversas teorias pedagógicas e psicológicas explicam o significado dos jogos, mostrando que atividades que aparentemente são apenas uma forma de preencher o tempo de lazer têm raízes profundas no que diz respeito à vida e ao saber. Essa concepção é contemplada na legislação educacional brasileira, em especial no Referencial Nacional da Educação Infantil (RECNEI). As atividades lúdicas infantis são muito variadas e a maioria delas está intimamente ligada às brincadeiras difundidas pela família, pelos grupos de crianças da comunidade em que vivem de colegas da escola e também por influências contemporâneas que colocam em evidência esta ou aquela brincadeira. Na Educação Infantil essa visão assume especial significado no que diz respeito ao processo de formação integral do educando. Assim, este estudo propõe investigar o papel dos jogos e brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem, o espaço e importância atribuída a ele pelos educadores. A metodologia utilizada é a de levantamento bibliográfico e pesquisa com quatro professoras de uma instituição de Educação Infantil.otherAprendizagemEducação InfantilLudicidadeA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE BRINCADEIRAS E JOGOSBook