Silva, Iolanda Maria Pereira da2015-12-082015-12-082015-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1208A leitura é a linguagem que permite a apropriação da cultura humana, mas também pode ser uma estratégia de aprendizagem e uma forma de prazer e lazer. Durante a escolarização é possível perceber a importância da leitura de textos diversificados para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. No entanto, para tornar esse aluno um leitor é necessário que se ofereça a oportunidade para que ele tenha contato com a literatura e com textos de qualidade. Os alunos devem ter o contato com a literatura infantil desde antes de aprender a ler e a escrever convencionalmente, mas um professor que não é um leitor, que apenas tem contato com textos específicos para desenvolver seu trabalho, e não vê a leitura como fonte de prazer e uma forma de lazer, não pode incentivar seu aluno a ler de uma forma autêntica. Não é possível oferecer uma experiência que não se tem. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o fato do professor ser um leitor pode incentivar seu aluno a se tornar leitor por que a criança aprende, principalmente pelo exemplo e pela imitação dos adultos, Procurou também compreender os benefícios que esse contato, planejado, com a literatura infantil traz para o aluno no sentido de desenvolver sua capacidade e potencial cognitivo. Para atingir os objetivos desse trabalho foi efetivada uma pesquisa bibliográfica para embasar a parte teórica da pesquisa acadêmica e, posteriormente, também foram aplicados questionários a professores que atuam no magistério para compreender se são leitores e como buscam desenvolver o hábito de leitura em seus alunos. Os resultados obtidos embasaram a produção do presente texto. Durante a pesquisa foi possível concluir que os professores têm o hábito de ler, mas desenvolver estratégias para tornar o aluno leitor é uma atividade complexa que nem sempre é bem sucedida.A leitura é a linguagem que permite a apropriação da cultura humana, mas também pode ser uma estratégia de aprendizagem e uma forma de prazer e lazer. Durante a escolarização é possível perceber a importância da leitura de textos diversificados para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. No entanto, para tornar esse aluno um leitor é necessário que se ofereça a oportunidade para que ele tenha contato com a literatura e com textos de qualidade. Os alunos devem ter o contato com a literatura infantil desde antes de aprender a ler e a escrever convencionalmente, mas um professor que não é um leitor, que apenas tem contato com textos específicos para desenvolver seu trabalho, e não vê a leitura como fonte de prazer e uma forma de lazer, não pode incentivar seu aluno a ler de uma forma autêntica. Não é possível oferecer uma experiência que não se tem. A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o fato do professor ser um leitor pode incentivar seu aluno a se tornar leitor por que a criança aprende, principalmente pelo exemplo e pela imitação dos adultos, Procurou também compreender os benefícios que esse contato, planejado, com a literatura infantil traz para o aluno no sentido de desenvolver sua capacidade e potencial cognitivo. Para atingir os objetivos desse trabalho foi efetivada uma pesquisa bibliográfica para embasar a parte teórica da pesquisa acadêmica e, posteriormente, também foram aplicados questionários a professores que atuam no magistério para compreender se são leitores e como buscam desenvolver o hábito de leitura em seus alunos. Os resultados obtidos embasaram a produção do presente texto. Durante a pesquisa foi possível concluir que os professores têm o hábito de ler, mas desenvolver estratégias para tornar o aluno leitor é uma atividade complexa que nem sempre é bem sucedida.otherLeituraProfesso-leitorLetramentoA LEITURA DA LITERATURA DO PROFESSOR COMO INCENTIVO A LEITURA DA CRIANÇAOther