TEODORO, Nayza Ribeiro2018-05-222018-05-222017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2707Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para obtenção do título de Bacharel em AdministraçãoAs organizações têm apostado muito na prática do marketing de relacionamento para fidelização de clientes. Acredita-se que a organização que venha desenvolver o marketing de relacionamento cria uma estratégia que envolve construção e disseminação da marca, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado. O objetivo deste trabalho foi avaliar como o marketing de relacionamento fideliza o cliente em uma cooperativa médica na cidade de Ituverava/SP, por meio da percepção dos colaboradores. Para isso, a pesquisa foi fundamentada em uma revisão bibliográfica, com a utilização de uma pesquisa descritiva em conjunto ao estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários com questões objetivas e fechadas aos colaboradores da organização em estudo. Por meio dos resultados obtidos constatou-se que, que a cooperativa estudada no município de Ituverava não possui dificuldades e resistências em relação ao relacionamento e a fidelização de clientes, pois a mesma acredita que este processo pode trazer muitos benefícios positivos para a organização, e fidelizar um cliente é muito além de vender um produto ou serviço, é trabalhar essa parceria sempre.Marketing de relacionamentoFidelizaçãoCooperativa médicaA IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA MÉDICA EM ITUVERAVA/SP