PAIVA, Larissa Fernanda Silvério Silva de2023-01-102023-01-102020-12FFCLhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/3818Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.O presente trabalho se volta à reflexão da Educação Socioemocional, e como se dá seu desenvolvimento no âmbito da educação, através das práticas escolares. Tem como objetivo identificar a importância das estratégias de estimulação da educação socioemocional em sala de aula, e suas implicações no processo de aprendizagem do aluno. Este estudo justifica-se pela necessidade de se discutir a formação integral dos alunos na atualidade, e que ela contemple, além das aprendizagens cognitivas, o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais, para que os alunos consigam através de habilidades adquiridas com esta prática, desenvolver as competências necessárias para praticar em suas vivências, como indivíduos pertencentes a esta sociedade contemporânea e complexa, que exige o gerenciamento de emoções e posturas sociais. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa na análise dos dados. O trabalho de campo foi realizado através de uma oficina pedagógica, que contemplou as competências socioemocionais da BNCC, refletindo sobre teoria e prática. Contou com a participação de docentes atuantes na Educação Infantil e nas séries inicias do Ensino Fundamental, objetivando colher dados de como este aspecto socioemocional é desenvolvido na prática da sala de aula. Constatou-se, assim, a importância desta prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, dentro das escolas, para buscar a formação integral dos educandos.Desenvolvimento SocioemocionalCompetências SocioemocionaisBNCCEducaçãoEDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE APLICABILIDADE EM SALA DE AULABook