SOUZA, Pâmela Carla Santos2023-09-042023-09-042017FFCL - EADhttps://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/4378Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.O brincar na educação infantil é de grande valia, pois auxilia no processo de ensino aprendizagem de uma maneira didática e prazerosa para criança. Os brinquedos, jogos e brincadeiras educativas devem ser utilizados em sala de aula pelo profissional da educação para amenizar e suavizar a rotina somente teórica. A pesquisa tem como objetivo demonstrar que o brincar na educação infantil é de suma importância e auxilia tanto no desenvolvimento como na aprendizagem. O trabalho foi feito mediante pesquisa bibliográfica e metodológica visando certificar que as brincadeiras tradicionais que foram deixadas de lado pela escola com o passar do tempo, tem maior valor no desenvolvimento infantil, na medida em que elas exigem mais da criança, seja no sentido motor, cognitivo ou afetivo. A pesquisa busca demonstrar também qual papel do educador e como ele pode inserir estas brincadeiras na rotina escolar, bem como, como elas devem ser inseridas no currículo pedagógico da educação infantil. Por fim, o estudo apresenta que o brincar na educação infantil é primordial tanto para o profissional da educação que consegue planejar uma aula mais didática e consequentemente mais aproveitável, quanto para o aluno que aprende a teoria brincando.Educação InfantilBrincarBrincadeirasDesenvolvimentoAprendizagemA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTILBook