ALMEIDA, Alana Lopes2016-12-142016-12-142016-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/1604Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Administração.Qualidade de vida no trabalho é uma forma de pensamento envolvendo pessoas, trabalho e organizações, onde se destacam a preocupação com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia da organização; e a participação dos trabalhadores nas decisões e problemas do trabalho. Portanto, ao falar em qualidade de vida no trabalho há que se falar em bem estar dos funcionários, verificando o efeito positivo que essa qualidade gera dentro de uma empresa. A presente pesquisa teve o objetivo verificar o que as empresas estão oferecendo para melhorar a qualidade de vida do trabalhador e como isso está sendo feito. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo, que embasou a parte teórica do artigo, com a aplicação de um questionário a gestores de empresas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo para conhecer as medidas e ações das empresas para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários. Durante a pesquisa foi possível compreender que as estratégias para motivar e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores tem características diferentes em cada empresa, devido o ramo de atividade exercida. A construção da qualidade de vida no trabalho acontece a partir de um enfoque biopsicossocial, que representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas em seu trabalho na empresa.Qualidade de vidaGestãoSatisfaçãoQUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHOOther