FELIPE, Marcia Aparecida2015-05-042015-05-042013-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/191Trabalho de Conclusão de Curso apresentado Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.O presente trabalho analisa as contribuições de jogos, brinquedos e brincadeiras no contexto da educação infantil. Trata-se de uma pesquisa realizada numa instituição municipal de educação infantil que atende crianças de um ano e seis meses a cinco anos. Esta instituição localiza-se numa cidade do interior de São Paulo, num bairro de periferia. O trabalho iniciou-se com uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica que teve como suporte as idéias fornecidas pelos seguintes autores: Kishimoto (1995, 2008), Kraemer (2006), Wajskop (1997). Bueno ( 2010), Dallabona; Mendes ( 2004), Friedmann ( 1996) .Nessa abordagem teórica há algumas considerações sobre o lúdico e a contribuição deste para a aprendizagem.. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com questões abertas, sendo sujeitos da pesquisa cinco professoras que contribuíram para que a analise de dados tornasse possível as reflexões sobre as perspectivas docentes acerca do assunto proposto. O referencial teórico, a análise e interpretação dos dados apontaram que a presença de jogos, brincadeiras e brinquedos no universo infantil é essencial, eles fornecem meios para os professores elaborem atividades que se bem orientadas propiciam o desenvolvimento das capacidades afetivas, cognitivas e sociais. Eles fazem com que as crianças interajam com alegria, aprendam com mais facilidade e se tornem interessadas, concentradas e participativas .otherEducação InfantilJogosBrincadeirasBrinquedosCriançaJOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICABook