ALVES, Ana Paula Medeiros2018-05-232018-05-232017-12https://repositorio.feituverava.com.br/handle/123456789/2735Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.O teatro juntamente com o fantoche consegue abranger com mais facilidade os aspectos humanos, pois desde o início da humanidade, já se usa mímicas, movimentos com o corpo para se expressar e mostrar o que está querendo ser apresentado. O Presente estudo objetiva refletir sobre a importância de utilizar teatro de fantoches no ensino fundamental I para promover a aprendizagem. Para realização desse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa com professoras de uma escola particular do interior paulista do ensino fundamental I, por meio de observação em aulas e questionário fechado. A Análise do material está sendo realizada por autores que discorrem sobre o assunto e os resultados sugerem que a maioria das professoras não tem o conhecimento teórico sobre o assunto, não utilizam essa metodologia na sala, porém nas atividades propostas pela pesquisadora observa-se a aprendizagem do aluno. A ausência de informação e de uso uma metodologia de ensino diferenciada, refletindo ao dizer que é o não preparo do docente para esse trabalho na sua formação e também pela ausência dessa cultura no cotidiano das professoras, não utilizando ferramentas didáticas inovadoras, permanecendo o trabalho na escola, pautado em aulas tradicionais, isso também se explica devido a própria sociedade ainda buscar escolas contundentes para os filhos na busca que eles tenha sucesso no vestibular e ainda acreditam que o lúdico é perda de tempo. Entretanto, é importante a utilização do teatro na formação e no desenvolvimento da criança, pois o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na formação como cidadão e a escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem.Ensino-aprendizagemTeatroFantochesFormação DocenteTEATRO DE FANTOCHES UM MÉTODO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA